Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

Postado em 28/10/2020

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido e guiado pelos pais, como explica a psicóloga Maria Cristina Urrutigaray.

O papel dos pais é ajudar a trilhar formas com que a criança consiga atingir o que deseja. E ser rígido demais, achando que o filho precisa ter "o pé no chão", não favorece: "Quando os pais são muito rígidos e eles acham que só eles têm a razão, eles estão tirando o direito do filho de crescer emocionalmente, de lutarem pelos seus desejos e anseios, inclusive de se manifestarem", reforça a psicóloga. 

Outras Notícias

 

Crianças agressivas
Postado em 18/11/2020

O que está na origem da agressividade?

Esta questão lança algumas controvérsias nos dias que correm. Alguns Psicólogos concordam com o fato de a sua origem ser hereditária, outros defendem a ideia de que é uma influência do meio em ...
leia mais »

Tem diferença entre brinquedo de menino e de menina?
Postado em 11/11/2020

A genética influencia, sim, na preferência da criança por um brinquedo, mas os seus valores também – e muito! Entenda por que você deve estimular qualquer tipo de brincadeira (sem fazer restrição por conta da cor e do tipo)

O que faz ...
leia mais »

Dor nas costas em crianças
Postado em 21/10/2020

Mochila pesada, muitas horas no sofá em frente à TV, má postura na carteira da escola. O resultado não poderia ser diferente: seu filho reclama de dor nas costas. O problema, assim como outros que fazem parte da vida moderna, já não é mais exclusiv...
leia mais »