O Colégio

    O matemático George Boole deu os primeiros passos rumo à lógica binária em 1854 e jamais imaginaria que de sua contribuição surgiria a indústria do terceiro milênio, a informática. No início do século XX, o primeiro computador denominado ENIAC, assemelhava-se a um mastodonte - pesava 30 toneladas.

    Quando a professora Soeli Cruz da Silva chegou a Florianópolis, em 1970, era mais uma formada em Colégio Normal a dar seus primeiros passos em escolas públicas estaduais. Estabeleceu-se como professora e depois diretora de primeiro grau (hoje Ensino Fundamental) no Colégio Estadual Simão José Hess, onde aposentou-se depois de 27 anos de serviço. Antes mesmo de aposentar-se, teve um estalo - abrir uma escola de Educação Infantil no bairro Trindade, onde não havia esse tipo de atendimento. Com 5 alunos, no dia 08 de março de 1976, foi fundado o Jardim de Infância Petequinha.

    Aos poucos, foi criando bases sólidas na região, atendendo uma clientela repleta de filhos de professores da Universidade Federal de Santa Catarina , de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e de empresas do bairro. Obteve autorização para implantação gradativa do Ensino Fundamental, atendendo atualmente a todas as séries.

    Depois da transferência para suas novas instalações à rua Arno Lippel, iniciaram-se as projeções para implantação gradativa do Ensino Médio. Em 2009, criamos o Colégio de Ensino Médio Manuella Bastos Silva e iniciou-se a primeira turma deste novo desafio do Colégio Tradição. Aos poucos, o Ensino Médio vai estabelecendo raízes e conquistando seu espaço na cidade. 

    A parceria com o Sistema Positivo de Ensino, de Curitiba (PR) e a mudança de nome para Tradição Cursos e Colégio são dois marcos de sua história. Numa época em que o TER sobrepõe-se ao SER, em que os modismos educacionais dos mais variados matizes permeiam o convívio social, a unidade escolar enquadra-se em valores tradicionais, na perspectiva do sócio-interacionismo.

    A Educação Ambiental está inserida no currículo, sendo bastante conhecido na cidade o Projeto Dom Quixote, de preservação de nosso mananciais. Inglês e Informática são oferecidos desde a Educação Infantil. Todas as salas de aula estão climatizadas por ar condicionado. Maioria dos professores com mais de 15 anos de experiência com o Sistema Positivo de Ensino, ocorrendo todos os anos rodízio de classes. Enfim, o Colégio Tradição investe todos os anos em benefícios para seus alunos. Fechamos 2011 com a conclusão da obra de cobertura da quadra poliesportiva, uma antiga reivindicação de nossos alunos.

     

    Redes Sociais